O Sistema oferece algumas formas de ajuda para você usuário:


1) Ajuda contextual: Alguns itens da interface oferecem explicações quando o ponteiro do mouse é parado por alguns segundos sobre o item;

2) Ajuda Textual: Textos e imagens oferecendo informações do tipo "o que é", "onde encontrar" e "como fazer" no sistema.

Ajuda Textual:

Por assunto O sistema WikiMapps O que é WikiMapps? Para que serve o site WikiMapps? Quem criou WikiMapps? Aplicações WikiMapp O que é WikiMapp? Para que serve uma aplicação WikiMapp? Quais os passos para criar um WikiMapp? Quais as funcionalidades de uma aplicação WikiMapp? Como funciona uma aplicação WikiMapp? O que é um Marcador em WikiMapp? Pesquisa de marcadores Como criar um Marcador em WikiMapp? Como pesquisar um marcador? Como selecionar uma área no mapa? Como mover o mapa? Como aumentar e diminuir o zoom do mapa? Visualização de marcadores Como obter informações de um marcador marcado no mapa? Como pesquisar marcadores? Como selecionar uma área no mapa? Como mover o mapa? Como aumentar ou diminuir o zoom do mapa? Registro de marcadores Como fazer um registro? Como comentar os dados de um marcador? Como confirmar ou refutar um marcador? Manipulação do Mapa Como pesquisar e visualizar um local/endereço no mapa? Como mover o mapa? Como aumentar ou diminuir o zoom do mapa? Como selecionar um marcador no mapa?

O que é WikiMapps?

O nome WikiMapps surgiu da junção de três palavras: Wiki (wikipédia) + Map (mapa) + Apps (aplicações).O objetivo do sistema WikiMapps é oferecer um ambiente para a criação e manutenção de aplicações do tipo "WikiMapp ", ou seja, aplicações colaborativas baseadas em mapas. Este refere-se a um site ou a uma aplicação de computador onde um mapa é utilizado como instrumento para receber eventos alimentados pelas pessoas de maneira colaborativa. Não trata-se simplesmente de fazer um site para mapear algo no Google Maps. Um WikiMapp é uma aplicação (um site na web) colaborativa na qual o mapa e os marcadores (os alfinetes, rotas, imagens, áreas ou ícones), que nele serão colocados, são os instrumentos em torno do qual os processos de colaboração e interação vão ocorrer. Conta ainda com funcionalidades típicas de uma rede social, pois as pessoas podem comentar, votar e indicar as informações registradas, identificar marcadores de amigos, adicionar um usuário como amigo e conseqüentemente gerar interação entre os integrantes da rede social. O grande diferencial de WikiMapps é a inserção do conceito (por meio de funcionalidades) de redes sociais aos mapas colaborativos. O endereço da aplicação WikiMapps é http://www.wikimapps.com. A figura abaixo apresenta a interface de acesso ao sistema WikiMapps . Nela o usuário pode obter algumas informações sobre WikiMapps e se registrar/acessar o sistema.


Voltar ao início

Para que serve o sistema WikiMapps?

WikiMapps é um sistema de autoria, ou seja, um sistema feito para a criação de outras aplicações. O objetivo do sistema WikiMapps é oferecer um ambiente para a criação e manutenção de aplicações do tipo "WikiMapp ", ou seja, aplicações colaborativas baseadas em mapas. Este refere-se a um site ou a uma aplicação de computador onde um mapa é utilizado como instrumento para receber eventos alimentados pelas pessoas de maneira colaborativa. Não trata-se simplesmente de fazer um site para mapear algo no Google Maps. Um WikiMapp é uma aplicação (um site na web) colaborativa na qual o mapa e os marcadores (os alfinetes, rotas, imagens, áreas ou ícones), que nele serão colocados, são os instrumentos em torno do qual os processos de colaboração e interação vão ocorrer.Conta ainda com funcionalidades típicas de uma rede social, pois as pessoas podem comentar, votar e indicar as informações registradas, identificar marcadores de amigos, adicionar um usuário como amigo e conseqüentemente gerar interação entre os integrantes da rede social. O grande diferencial de WikiMapps é a inserção do conceito (por meio de funcionalidades) de redes sociais aos mapas colaborativos. O endereço da aplicação WikiMapps é http://www.wikimapps.com. A figura abaixo apresenta a interface de acesso ao sistema WikiMapps . Nela o usuário pode obter algumas informações sobre WikiMapps e se registrar/acessar o sistema.


Voltar ao início

O que é um WikiMapp?

Um WikiMapp é uma aplicação criada a partir do site WikiMapps, baseada no uso de mapas digitais ( Google Maps®) para o mapeamento colaborativo de informações. Refere-se a um site ou aplicação de computador onde o mapa é usado como instrumento para receber eventos alimentados pelas pessoas de maneira colaborativa. Tem por objetivo permitir que grupos de pessoas compartilhem informações associadas a localizações geográficas. Uma aplicação WikiMapp é composta por diferentes áreas que podem vir a ser modificadas pelo usuário a partir da inclusão de funcionalidades extras (gadgets). A aplicação padrão é composta por:

1) Área do logotipo da aplicação, cujo logotipo deve ser definido pelo usuário que a criou;
2) Área do mapa, contemplando o mapa onde as informações (marcadores) serão postadas e a pesquisa de endereços, marcadores e pessoas;
3) Barras de interação, contemplando os top 10 marcadores: favoritos do usuário e da comunidade, mais comentados, mais visualizados e mais avaliados; dados dos registros que podem ser vistos na área visível do mapa; comentários para um registro /marcador selecionado e notificações feitas par ao usuário que podem ser comentários em um registro do usuário, solicitações de amizade...
4) Áreas editáveis. Estas áreas têm como padrão a funcionalidade Google friends e propagandas, mas podem ser alteradas pelo usuário com a adição de funcionalidades extras (gadgets) disponíveis para a aplicação. São exemplos de gadgets as estatísticas da área visível do mapa, a área de novidades e notícias (editadas pelo criador da aplicação)...
5) Menu principal da aplicação, contendo o nome do usuário logado, a funcionalidade de edição do perfil do usuário, o login/logout do sistema, o link para as notificações do usuário, o link para o administrador editar a aplicação WikiMapp e o link para a criação de uma nova aplicação WikiMapp.

Uma aplicação básica WikiMapp tem a seguinte aparência:


Voltar ao início

Quem criou o WikiMapps?

O WikiMapps é uma iniciativa da empresa WikiNova. Uma empresa formada por pesquisadores em Computação da Universidade de Fortaleza, contando com a colaboração do Laboratório de Engenharia do Conhecimento. A iniciativa é capitaneada pelo professor e pesquisador Dr. Vasco Furtado.


Voltar ao início

Para que ou porque criar um WikiMapp?

Você pode criar um WikiMapp por exemplo para:

  1. Fazer denuncias e expor problemas da sua comunidade, como o WikiMappBarulho que mapeia pontos de poluição sonora ou o WikimappLixoNasRuas que mapeia pontos onde acumulam-se lixo nas ruas;

  2. Prestar ajuda social e humanitária como, por exemplo, o WikiMappAid que faz o mapeamento e coordenação de locais de abrigos, escolas, hospitais, focos de doenças na África...

  3. Cultura e lazer, por exemplo, compartilhando e comentando sobre bares e locais de encontros, restaurantes, comunidades acadêmicas, livrarias, locais de prática de esportes...
Seja criativo, ache uma boa razão para criar o seu.


Voltar ao início

Quais os passos para criar um WikiMapp?

  1. Defina o seu conceito, sua idéia, quais os objetivos do seu WikiMapp.

  2. Defina quais serão os marcadores da sua aplicação e como eles se distribuirão no espaço. Eles podem representar um objeto, um projeto, uma pessoa, uma instituição, um evento, o que for desde que seja possível se colocar no mapa.

  3. Defina qual o grupo de pessoas que você acredita que formará a rede social de usuários do WikiMapp . Pode ser seu grupo de amigos, a população de uma cidade ou bairro, os funcionários de uma instituição, etc.

  4. Identifique o que pode ser objeto de interação entre as pessoas. Ou seja, reflita sobre que informações dos marcadores poderão ser usadas pelas pessoas da rede social para que interajam. A interação será feita através de comentários que serão associados aos marcadores. Cada vez que alguém comentar um marcador, quem o registrou recebe uma notificação.

  5. Identifique vantagens que as pessoas terão individualmente ao acessarem o WikiMapp . Lembre-se que, embora seja um projeto colaborativo, as pessoas se sentirão motivadas a participar se tiverem uma razão que as atraia. Elas podem ser atraídas por uma causa e por ela agirem altruisticamente. No entanto, o mais comum é de que a participação se dê porque as pessoas vislumbram algo que lhes pode trazer algum benefício individual.


Voltar ao início

Quais as funcionalidades de uma aplicação WikiMapp?

Em uma aplicação WikiMapp há funcionalidades específicas para os usuários que irão se logar e usar a aplicação criada e funcionalidades específicas para o(s) administrador(es) da aplicação. Para ver detalhes sobre os tipos de usuários de uma aplicação WikiMapp clique aqui.

Para um usuário comum:

  1. Fazer um registro no mapa;
  2. Ver os dados de um registro;
  3. Manipular o mapa;
  4. Pesquisar registros no mapa;
  5. Pesquisar endereços no mapa;
  6. Filtrar registros no mapa;
  7. Fazer comentários sobre um registro;
  8. Receber notificações;
  9. Visualizar no mapa, manchas de intensidade de registro (hot spots);
  10. Identificar quais são os registros mais: vistos, comentados, avaliados;

Para um usuário administrador:

  1. Todas as funcionalidades de um usuário comum;
  2. Editar o WikiMapp ;
  3. Adicionar funcionalidades ao WikiMapp ;
  4. Cadastrar administradores ao WikiMapp ;


Voltar ao início

Como funciona uma aplicação WikiMapp?

Um WikiMapp é uma aplicação colaborativa, deste modo, sua principal função é permitir que pessoas possam colaborar individualmente marcando no mapa informações e comentando as informações já mapeadas. Digamos que haja um WikiMapp sobre os melhores restaurantes da cidade de Fortaleza e o marcador criado pelo administrador me permite marcar no mapa a localização de um restaurante. Este marcador tem como atributos possíveis de serem preenchidos o nome do restaurante, o tipo de culinária que ele trabalha e o número de estrelas que eu associo ao mesmo. Enquanto usuário do site, eu posso mapear um restaurante que eu conheço bem, colaborando com os outros usuários. Posso também pesquisar um bom restaurante de culinária italiana próximo a minha casa para ir com minha família, me beneficiando de informações que outros dispuseram. Posso ainda comentar sobre um registro feito por outro usuário, dizendo que fui ao restaurante, indicado no registro como 5 estrelas, mas achei que a comida não era tão boa, sugerindo que o restaurante na verdade merece apenas 3 estrelas. O usuário que cadastrou o restaurante receberá uma notificação quanto ao meu comentário e meu comentário ficará registrado para que outros usuários tenham uma segunda opinião.
Quanto mais as pessoas colaborarem mapeando informações e fazendo comentários, melhor será o site e mais ricas serão as informações sobre onde ir e aonde não ir, no caso do nosso exemplo, no que diz respeito a restaurantes.


Voltar ao início

O que é um Marcador em WikiMapp?

O marcador nas aplicações WikiMapp exerce um papel fundamental, pois é o instrumento pelo qual o usuário irá associar a informação ao local no mapa ao qual ela está associada ou se refere. Deste modo, ele é o principal instrumento de interação e participação do usuário com o mapa e consequentemente com a aplicação. No contexto de aplicações baseadas em mapas digitais, mapear, marcar ou registrar, em geral, significa associar um marcador (e as informações relativas ao que este marcador representa) a uma localização em um mapa digital. Na Figura abaixo é possível identificar o marcador (lâmpada), sua posição no mapa e o balão contendo as informações que ele representa.


WikiMapps classifica as informações que podem ser mapeadas ou marcadas no mapa em oito conceitos: pessoas, estabelecimentos, edificações, eventos, denuncias, trajetos, regiões e outros. Estes conceitos (tipos de informações) podem ser mapeados por meio de três tipos (ou representação) de marcadores:

1) O ponto, representando uma posição geográfica, por exemplo, o local de ocorrência de um crime, localização de uma empresa ou o local onde alguém reside ou trabalha.
2) A linha, representando um trajeto, por exemplo, um percurso de Cooper, uma rua muito esburacada ou um trajeto entre dois pontos.
3) O polígono, representando uma área geográfica, por exemplo, áreas perigosas, área que contém pessoas, grupos, coisas ou eventos.

Uma aplicação pode mapear diferentes tipos de informações, deste modo, pode conter diferentes marcadores de diferentes tipos. A figura a seguir apresenta um exemplo de múltiplos marcadores contendo ponto, linha e polígono marcados no mapa representando diferentes informações.



Clique aqui e veja como criar um marcador.


Voltar ao início

Quais os tipos de usuário de uma aplicação WikiMapp?

Uma aplicação WikiMapp tem dois tipos de usuário: o usuário comum e o administrador.

O usuário comum é qualquer usuário que usa a aplicação para mapear e comentar informações ou se beneficiar de informações mapeadas. Este tipo de usuário é a maioria esmagadora de usuários da aplicação. Para saber tudo que um usuário pode fazer em uma aplicação WikiMapp clique aqui.

O usuário administrador, ou é o usuário que criou a aplicação e o gerencia, ou são pessoas que o criador da aplicação WikiMapp definiu como tal para auxiliá-lo. Quando você cria seu WikiMapp você automaticamente torna-se administrador de sua aplicação. Além de poder fazer tudo que o usuário comum faz, o administrador pode ainda editar sua aplicação, excluí-la, alterar sua aparência, incluir tipos de marcadores e filtros ou ainda funcionalidades. Para saber tudo o que um administrador pode fazer em uma aplicação WikiMapp clique aqui.


Voltar ao início

O que é, e como fazer um registro no mapa em um WikiMapp?

Um registro é a associação de um marcador a uma localização no mapa. Primeiro é necessário saber quais tipos de marcadores estão disponíveis para serem registrados no mapa, para então identificar o que você realmente quer mapear. As opções disponíveis estão localizadas logo acima do mapa, vide figura a seguir.



Uma vez identificado o tipo de informação e o respectivo marcador a ser utilizado, o usuário precisa identificar no mapa a posição onde irá colocar seu marcador, para isso ele pode manipular (mover) o mapa com o mouse ou pesquisar o endereço desejado na área de pesquisa. Após identificar o local onde o registro será marcado, é necessário selecionar a opção de marcador desejado e clicar no mapa, no local preciso. Após marcar, aparecerá um balão onde o usuário deverá preencher os campos solicitados sobre a informação e indicar o email de uma ou mais pessoas que podem confirmar seu registro.


Voltar ao início

Como fazer publicidade em meu WikiMapp?

A criação de uma aplicação WikiMapp é gratuita, entretanto, nesta aplicação gratuita haverá propagandas que não são escolhidas por quem cria um WikiMapp . Para poder colocar suas próprias propagandas e/ou vender esse espaço para empresas de sua escolha ou simplesmente não ter propagandas em sua aplicação, você deverá pagar um valor mensal por cada área onde as propagandas são publicadas. O sistema possui duas áreas de propagandas:



Para saber como adquirir uma ou as duas áreas de propagandas, clique aqui.


Voltar ao início

Como ver os dados de um registro em meu WikiMapp?

Uma vez encontrado um marcador no mapa (você pode pesquisar sobre marcadores específicos na barra de pesquisa), para ver os dados deste marcador, basta clicar sobre o ícone do mesmo no mapa. Aparecerá um balão contendo as informações sobre o marcador selecionado, campos e respectivos valores. Veja a seguir um exemplo dos dados de um marcador sendo apresentado após o usuário ter clicado sobre o mesmo:

Voltar ao início

Como editar meu(s) WikiMapp(s)?

Para poder editar um WikiMapp você deve tê-lo criado ou ter sido cadastrado por quem o criou como administrador. Sendo um administrador, ao entrar na aplicação, basta clicar na opção “editar WikiMapp ” que aparece na barra de opções na parte superior direita de seu WikiMapp :



Ao clicar nesta opção você será levado para a tela de edição da aplicação. Nela você terá cinco abas, cada uma contendo um grupo de opções de edição contendo:
  1. Informações Básicas
  2. Marcadores
  3. Estilo
  4. Autorizações
  5. Configurações Avançadas



Na aba Informações básicas o usuário tem a opção de definir o título do WikiMapp , a descrição que aparecerá aos usuários no login da aplicação, a área geográfica onde o mapa será aberto quando a aplicação for iniciada, por exemplo a cidade de Fortaleza e tags, palavras chave que permitem que outros usuário pesquisem por seu WikiMapp .

Na aba Marcadores o usuário poderá criar novos marcadores ou excluir marcadores já criados. Cada marcador contém seus próprios campos. Um exemplo de marcador para um WikiMapp que mapeia restaurantes é o marcador “Restaurante” e exemplos de campos para este marcador são os campos “Nome”, “ Tipo de culinária”, “Estrelas”... Para cada marcador o usuário pode selecionar um ícone padrão ou carregar um ícone de sua escolha.

Na aba Estilo o usuário pode selecionar uma imagem (logotipo para representar seu WikiMapp , ela ficará no canto esquerdo superior da aplicação. É ideal que a imagem tenha o tamanho máximo de 200 pixels de largura por 70 pixels de altura. O usuário pode também definir em que língua seu WikiMapp será apresentado e qual a cor de alguns componentes gráficos de seu WikiMapp .

Na aba Autorizações o usuário pode dar permissões de administrador a outros usuários, note que apenas administradores podem editar uma aplicação WikiMapp .

A aba Configurações Avançadas deve ser editada apenas por usuários experientes em aplicações WEB ou usuários apoiados pela equipe WikiMapps , de outro modo devem ser mantidas as opções padrão contidas já na criação da aplicação.
É importante que após cada alteração o usuário clique no botão “Aplicar” para que as alterações feitas sejam salvas. Após as alterações o usuário pode visualizar as suas conseqüências, bastando para isso clicar no botão “Visualizar WikiMapp ”.


Voltar ao início

Como pesquisar aplicações WikiMapp?

Para pesquisar uma aplicação WikiMapp específica é necessário acessar o site WikiMapps e na tela inicial clicar na opção "Lista de todos WikiMapps".



O usuário será levado para a tela de busca e visualização de aplicações WikiMapp . Nesta o usuário poderá pesquisar por uma aplicação específica a partir de palavras chave. A pesquisa é realizada nas tags de cada aplicação cadastradas por seus criadores. As aplicações identificadas são listadas, apresentando o título da aplicação, seu autor, sua data de criação, tags (palavras chave), e a sua descrição.

Voltar ao início

Como publicar/ativar um WikiMapp que eu criei?

Ao criar sua aplicação ela é automaticamente publicada/ativada. Publicar quer dizer torná-la acessível a outros usuários através de um endereço na Web disponibilizado para sua aplicação. Apenas o(s) administrador(es) da aplicação pode(m) tirá-la do ar, seja para manutenção, correção ou por qualquer outro motivo. Para publicá-la/ativá-la novamente, basta fazer seu login na pagina principal do WikiMapps, visualizar as suas aplicações, identificar a aplicação que deseja publicar (ativar) e clicar no botão ativar localizado dentro da listagem da aplicação.

Voltar ao início

Para que e como tirar do ar uma aplicação WikiMapp que eu criei?

Tirar do ar ou desativar significa que a aplicação continuará a existir, mas os usuários não terão acesso a ela a partir do endereço de sua aplicação. Uma aplicação pode ser tirada do ar porque o administrador deseja alterá-la ou porque temporariamente não deseja que os usuários tenham acesso a mesma. Uma vez que a aplicação esteja desativada ou fora do ar, se um usuário acessar a endereço da aplicação aparecerá uma tela informando que sua aplicação está temporariamente fora do ar em manutenção. Para tirar do ar uma aplicação WikiMapp é necessário que o usuário seja administrador da aplicação. Basta fazer seu login na pagina principal de WikiMapps, visualizar as suas aplicações, identificar a aplicação que deseja desativar (tirar do ar) e clicar no botão desativar localizado dentro da listagem da aplicação.

Voltar ao início

Como incluir um logotipo (imagem) em minha aplicação?

Você pode incluir um logotipo em sua aplicação no momento da criação da mesma ou após ela ter sido criada, por meio da edição da aplicação. Durante a criação ou na edição da aplicação, na área de estilo da aplicação, você pode, no campo “Arquivo de imagem do logotipo”, selecionar uma imagem para servir de logo da sua aplicação. É importante ressaltar que esta imagem deve ter o tamanho máximo de 200 pixels de largura por 70 pixels de altura.



Voltar ao início

Como criar um marcador?

Um marcador é a representação gráfica da informação que você quer registrar no mapa da aplicação. Uma aplicação WikiMapp pode ter um ou vários tipos de marcadores, cada marcador sendo representado por um ícone (imagem) diferente. Cara marcador pode ter diferentes campos. No exemplo da aplicação WikiMapp que mapeia restaurantes e bares na cidade de Fortaleza, um possível marcador é :

“Restaurante”, ele poderia ter como campos “Nome do restaurante”, “Tipo de culinária”, “Classificação em estrelas”.

Outro marcador poderia ser:

“Bar”, ele poderia ter como campos “Nome do bar”, “horário de funcionamento”, “Classificação em estrelas”.

Cabe ao criador da aplicação decidir se terá apenas um marcador com vários campos (tipos) ou diferentes marcadores um para cada coisa que deseja marcar. No exemplo do restaurante você poderia ter um marcador para restaurantes 5 estrelas (na cor vermelha por exemplo) outro para restaurantes quatro estrelas (na cor verde por exemplo) e assim sucessivamente. A vantagem é que você distinguirá visualmente no mapa os diferentes tipos.

Numa aplicação pode-se ter diferentes marcadores para mapear diferentes tipos de informações. Para cada marcador WikiMapp, o administrador deverá indicar um nome, um tipo de informação que será mapeada (pessoa, estabelecimento, denuncia, evento...), quem pode mapear essa informação no mapa, se qualquer usuário ou apenas o(s) administrador(es), quantas vezes esse marcador pode ser mapeado por um mesmo usuário, qual o tipo do marcador (ponto, linha ou polígono), o ícone que representará o marcador (há uma lista de ícones mas o usuário pode fazer o upload do seu próprio ícone), e as informação (campos) que o marcador receberá dos usuários.

Voltar ao início

O que é um mapa geoprocessado?

O termo geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional. De uma forma bastante simplificada podemos dizer que é a representação e manipulação computadorizada de mapas de regiões geográficas. Google Maps® é um exemplo de uma ferramenta que utiliza mapas geoprocessados ou georeferênciados.

Voltar ao início

O que é Google friends?

Google Friends® nada mais é do que uma ferramenta disponibilizada pela Google® para a formação de redes sociais digitais! Com ele você pode criar grupos de amigos, listas de blogs e sites que você acompanha e listas de leitores do seu blog ou site.

Voltar ao início

O que é um hotspot ou mancha de intensidade de registros?

Hotspot ou mancha de intensidade de registros é uma forma de visualizar informações registradas em mapas. Em vez de ver os crimes individualmente é apresentada uma “mancha” com diferentes intensidades de cor indicando a densidade de registros no mapa. Quanto mais forte a intensidade da cor, maior a quantidade de registros por unidade de espaço(densidade). Essa funcionalidade facilita a visualização da intensidade de registros por área.


Figura 1: A esquerda temos o mapa com os registros e a direita o mapa de intensidade desses registros.


Para visualizar o hotspot ou mancha de intensidade de registros em sua aplicação, basta clicar no botão que ativa esta funcionalidade localizado dentro do mapa de sua aplicação.


Voltar ao início

O que é uma notificação?

Uma notificação é um aviso do sistema de que um registro seu foi comentado por outro usuário. É um “recado” deixado por outro usuário, comentando sobre um registro feito por você. É uma forma de interação entre os usuários da aplicação. Ao fazer um comentário sobre o registro de alguém, essa pessoa será notificada, avisada pelo sistema sobre esse comentário. Para saber se você recebeu uma notificação basta abrir sua área de notificações no sistema. Esta área é exclusiva para cada usuário. Veja figura a seguir.

Voltar ao início

Como fazer Logout no sistema?

O logout no sistema é a forma pela qual os usuários que tenham feito o login no sistema informam ao sistema que não mais utilizarão as opções personalizadas e acessos privilegiados do sistema. Esta ação deve ser tomada sempre antes de sair do sistema por questões de segurança.

Para fazer o logout no sistema você deve selecionar a opção logout na opção sair no canto direito superior do sistema. Caso não haja esta opção é porque você não fez seu login no sistema, não sendo necessário fazer o logout.


Voltar ao início

Como sair do sistema?

Caso você tenha feito seu login no sistema, você deve fazer o logout no sistema antes de fechar o sistema, caso você não tenha feito o login, você pode sair do sistema fechando seu browser clicando no "x" no canto direito superior de sua tela.

Voltar ao início

Como obter informações sobre um registro?

Para obter informações sobre um registro marcado basta clicar sobre o respectivo marcador do registro no mapa.


Voltar ao início

Como mover o mapa?

Para mover o mapa há três opções, você pode mover o mapa:

1. Colocando o ponteiro do mouse sobre o mapa (ao ficar sobre o mapa o ponteiro se transforma em uma mão ), pressionar e mantendo pressionado o botão esquerdo do mouse e mover o mouse na direção que deseja que o mapa se mova (clicar e arrastar).

2. Clicando com o ponteiro do mouse sobre a direção (norte, sul, leste, oeste) desejada na ferramenta de movimentação do mapa.

3. Pesquisando na ferramenta de pesquisa de endereço no mapa a área a ser visualizada.


Voltar ao início

Como usar o Zoom no mapa?

Para dar zoom (+ ou -) no mapa, você pode:
Utilize a ferramenta de zoom do mapa, localizada no canto direito superior da área do mapa;


Voltar ao início